terça-feira, 14 de junho de 2016

Avaliação 7 ano

E. E. PROFª DRª ALTAIR DE F. F. POLETTINE
ALUNO: _______________________________________ NO ______               7°ANO  _____
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – I BIMESTRE - PROFA SILVANA BARONE


Leia o texto abaixo:
TEXTO - BANDA NX ZERO TEM NOITE MARCANTE NA EXPO-BM
Por Roze Martins

No penúltimo dia da Expo-BM (Exposição Agropecuária de Barra Mansa), o rock do NX Zero foi a atração principal da noite com um show marcante, já que a banda comemorou com o público da cidade seus dez anos de carreira.
A banda paulista, formada pelos jovens Diego Ferrero (vocal), Leandro Rocha (guitarra e segunda voz), Daniel Weksler (bateria), Conrado Grandino (baixo) e Filipe Ricardo (guitarra), tocou sucessos como "Razões e Emoções", "Pela Última Vez", "Cedo Ou Tarde" e "Só Rezo", e agradou aos fãs, como revela a estudante Naiara de Freitas, de 17 anos. "Sempre foi um grande sonho assistir ao show do NX Zero. Gosto da banda desde os meus 12 anos e só agora tive a oportunidade de vê-los de perto", disse a estudante.
O vocalista da banda, Di Ferreiro, falou sobre o primeiro show da banda em Barra Mansa. “Nossa expectativa é de fazer um grande show para animar nossos fãs. Esse vai ser um show especial e vamos incluir no repertório duas músicas inéditas, que vão marcar o DVD dos nossos dez anos de carreira", concluiu o vocalista que, junto à banda, recebeu a imprensa e fãs no camarim. (Postado em 9/5/2011, www.prefeituradebarramansa.com.br)

1. Agora responda
a) O que aconteceu? (fatos):
A banda NX zero ter sido a maior atração na Expo - BM

b) Quem participou? (personagens/pessoas):
Os integrantes da banda e o público presente no evento

c) Quando aconteceu ? (tempo):
Na noite de 09/5/2011

d) Onde aconteceu ? (local):
Exposição Agropecuária de Barra Mansa

e) Como aconteceu ?(modo):
Realizando um show comemorativo aos 10 anos da Banda

f) Por que  aconteceu?(justificativa):
Porque querem animar os fãs.

2.  A grafia de todas as três palavras só está correta na alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada
b) excesso – exceção – êxito
c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro
e) esplêndido – extrangeiro – misto

3.  Coloque C (certo) ou E (errado) à identificação do número de oração e do tipo de períodos abaixo:
a. ( C   ) Fui passear à tarde e à noite retornei. (2 orações = período composto)
b. ( E   ) O rapaz seguiu a moça e pediu o número de seu telefone. ( 2 orações = período simples
c. ( C   ) O atleta se preparou para correr e venceu. (2 orações = período composto)
d. ( E   ) Você vai resolver seus problemas; procure ajuda. (4 orações = período composto)
e. ( C   ) Você vai acreditar na minha palavra ou na dele? (1 orações = período simples)

4. Responda nos parênteses quantas orações possuem os períodos:
a. ( 3  ) Cheguei, vi e venci.
b. ( 1  ) Não gosto de mentiras.
c. (  ) Use o guardanapo ou ficará manchada a camisa.
d. ( 2  ) Não se preocupe; eu consigo chegar a tempo.
e.  ( 1  ) Não gosto de jiló.

CRIANÇA DIZ CADA UMA...

        Aninha já estava com dois anos. Loira, linda. Nunca tinha cortado os cabelos. Eram amarelos-ouro e cacheados. “Parecia um anjinho barroco”, diz a mãe coruja.
        Lá um dia, a mãe pega uma enorme tesoura e resolve dar um trato na cabeça da criança, pois as melenas já estavam nos ombros. Chama a menina, que chega ressabiada, olhando a cintilante tesoura.
        - Mamãe vai cortar o cabelinho da Aninha.
        - Aninha olha para a tesoura, se apavora.
        - Não quero, não quero, não quero!!!
        - Não dói nada...
        - Não quero!, já disse.
        E sai correndo. A mãe sai correndo atrás. Com a tesoura na mão. A muito custo, consegue tirar a filha que estava debaixo da cama, chorando temendo o pior. Consola a filha.
        Sentam-se na cama. Dá um tempo. A menina pára de chorar. Mas não tira o olho da tesoura.
       - Olha, meu amor, a mamãe promete cortar só dois dedinhos.
        Aninha abre as duas mãos, já submissa, desata o choro, perguntando, olhando para a enorme tesoura e para a própria mãozinha:
       - Quais deles, mãe?
                                 (PRATA, Mário. 100 crônicas de Mário Prata. São Paulo: Cartaz editorial, 1997)

Após ler o texto, assinale a alternativa certa.

5. A ação da narrativa começa quando
a) Aninha sai correndo.
b) Aninha abre as duas mãos.
c) a mãe promete cortar só dois dedinhos.
d) a mãe pega uma enorme tesoura.

6. As palavras "menina", "que" e "filha" referem-se a Aninha e são utilizadas com a intenção de:
a) dar continuidade ao texto, evitando a repetição do nome de Aninha.
b) reforçar a ideia de que a mãe é a personagem principal do texto.
c) fazer substituições desnecessárias para o entendimento do texto.
d) tornar o texto incoerente.


7. Aninha não quer cortar os cabelos por que
a) parecia um anjinho barroco e queria continuar assim.
b) eles já estavam nos ombros.
c) fica apavorada ao olhar para a enorme tesoura.
d) terá de cortar só dois dedinhos.

8. A história ganha ritmo mais acelerado pelo uso das seguintes palavras:
a) nunca, atrás, debaixo.
b) correndo, chorando, temendo.
c) loira, cabelo, enorme.
d) tempo, tesoura, própria.

9. “a mãe pega uma enorme tesoura e resolve dar um trato na cabeça da criança, pois as
melenas já estavam nos ombros.” Desse trecho compreende-se que
a) para a mãe, os cabelos já estavam compridos e era hora de cortá-los.
b) para a menina, os cabelos estavam compridos, mas não precisavam ser cortados.
c) tanto para a mãe quanto para a menina os cabelos precisavam de um corte.
d) os cabelos já não eram mais amarelos-ouro, por isso precisavam ser cortados.

10. “- Não quero, não quero, não quero!!!.” A repetição de não quero e as três exclamações
seguidas indicam que
a) a mãe perdeu a paciência com a menina.
b) Aninha vai cortar o cabelo.
c) Aninha está falando calmamente.
d) Aninha está praticamente gritando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário