AVALIAÇÃO DE LÍNGUA
PORTUGUESA - 9°ANO
Leia o texto
Vamos imaginar que a indústria farmacêutica desenvolveu
uma pílula que pudesse prevenir doenças do coração, obesidade, diabetes e
reduzir o risco de câncer, osteoporose, hipertensão e depressão. Já temos esse
remédio. E não custa nada. Está a serviço de ricos e pobres, jovens e idosos. É
a atividade física .
( Folha de S Paulo, 6
abr. 2002.)
1. De acordo com o texto,
o remédio que não custa nada e está a serviço de ricos e pobres, jovens e
idosos:
a) é uma pílula fabricada
pela indústria farmacêutica.
b)
só é encontrado nas farmácias.
c) é a atividade
física.
d) ainda não existe.
2. Assinale a alternativa
em que as palavras são, normalmente, adjetivos.
a) azul, lua, porta.
b) claro, branco, nobre.
c)
riqueza, limpo, certo.
d) limpeza, nobre, azul.
3. Assinale a alternativa
em que o verbo não esteja expressando fato certo, preciso, decidido.
a) Se eu cuidasse...
b) Estarei em Londres
amanhã.
c) Falei com seus pais.
d)
Estivera pensando muito.
4. Assinale a alternativa
em que só haja palavra que seja artigo.
a) do, se, pé, lá.
b) as, vê, um, xis.
c)
o, as, uma, os.
d) já, o, as, umas.
5. Assinale a alternativa
em que a palavra só pode ser substantivo.
a) certo.
b)
anulado.
c) satisfeito.
d) mesa
d) mesa
6. Assinale a alternativa
em que a palavra foi substantivada.
a) o filho.
b)
o lago.
c) a lâmpada.
d)
o viver.
JÉSSICA VEIO DO CÉU
Jéssica é somente uma garota de 11
anos (...). Mas tem a coragem de uma leoa e a calma de um anjo da guarda. Na
noite de domingo, a casa em que ela mora se transformou num inferno que ardia
em chamas porque um de seus irmãos causou o acidente ao riscar um fósforo.
Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3, e o menino de 8, que involuntariamente
provocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se
esqueceu de sentir medo. Mesmo com a casa queimando, a garganta sufocando com a
fumaça e a porta da rua trancada por fora (a mãe saíra), a menina não se
desesperou. Abriu a janela de um quarto e através dela colocou, um por um,
todos os irmãos para fora. Enquanto fazia isso, rezava. Ninguém sofreu sequer
um arranhão. Só então Jéssica pensou em si própria. E sentiu muito medo. Pulou
a janela e disparou a correr.
(Revista Veja. São Paulo: Abril, 18 de
fevereiro de 2004.)
7. No trecho “Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3
anos, e o menino de 8, que involuntariamente provocou o incêndio,
foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se esqueceu de
sentir medo”., o trecho destacado se refere a(ao):
a) Larissa (de 7).
b) Letícia (de 3).
c) menino (de 8).
d) Jéssica (de 11).
A MULHER NO BRASIL
A história da mulher no Brasil, tal como a das mulheres em
vários outros países, ainda está por ser escrita. Os estudiosos têm dado muito
pouca atenção à mulher nas diversas regiões do mundo, o que inclui a América
Latina. Os estudos disponíveis sobre a mulher brasileira são quase todos meros
registros de impressões, mais do que de fatos, autos-de-fé quanto à
natureza das mulheres ou rápidas biografias de brasileiras notáveis, mais
reveladoras sobre os preconceitos e a orientação dos autores do que sobre as
mulheres propriamente ditas. As mudanças ocorridas no século XX reforçam a
necessidade de uma perspectiva e de uma compreensão históricas do papel, da
condição e das atividades da mulher no Brasil. (fragmento) (Hahner,
June E.)
8. Considerando o fragmento lido, podemos
afirmar que
a) quanto à existência de um estudo histórico sobre seu
papel na sociedade, a mulher brasileira assemelha-se à de várias partes do
mundo.
b) excetuando-se as rápidas biografias de brasileiras
notáveis, as demais obras sobre a mulher no Brasil estão impregnadas de
informações sobre o seu valor na sociedade.
c) as modificações de nosso século reforçam a necessidade de
que se escreva uma verdadeira história da mulher no Brasil.
d) os estudos disponíveis sobre a mulher brasileira são
registros baseados em fatos inquestionáveis numa perspectiva histórica.
9. Em cada uma das questões que seguem ocorre
uma conjunção coordenativa grifada. Indique o tipo de relação estabelecido por
tal conjunção, de acordo com o código que segue.
A)
relação de adição; B) relação de
oposição C) relação de alternância;
D)
relação de conclusão; E) relação de
explicação
a) Não
vieram à festa nem telefonaram avisando. ( )
b)
Compre um carro, ou ande a pé. ( )
c) Ele
deve ser importante, pois todos falam dele. ( )
d) O
terreno era árido, mas produzia alimentos para todos. (
)
e) Saiu
daqui faz umas duas horas, portanto já dever ter chegado. ( )
10 . Indique nos parênteses o número de ações dos períodos abaixo:
a) ( ) O passageiro deu um pulo e voou no pescoço do cobrador e começou a briga.
b) ( ) Segura daqui, pega dali, solta acolá, armou-se um circo espetacular.
c) ( ) O passageiro nem se mexe.
d) ( ) Fico muito nervoso quando me acordam.
e) ( ) Pelo jeito vai ser um belo dia.
b) ( ) Segura daqui, pega dali, solta acolá, armou-se um circo espetacular.
c) ( ) O passageiro nem se mexe.
d) ( ) Fico muito nervoso quando me acordam.
e) ( ) Pelo jeito vai ser um belo dia.
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