terça-feira, 12 de abril de 2016

Avaliação 7 ano

E. E. PROFª DRª ALTAIR DE F. F. POLETTINE
ALUNO: _______________________________________ NO ______               7°ANO  _____

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – I BIMESTRE - PROFA SILVANA BARONE



1. Nessa tira, Chico Bento conversa com  seu  amigo Zé Lelé. Observe que eles se comunicam fazendo uso de uma variante linguística.
Onde se fala esse tipo de variante linguística: na zona rural ou nos centros urbanos?
a) na zona rural.      
b) na cidade.          
c) na praia             
d) nas montanhas

2.  Apesar disso, os brasileiros em geral são capazes de compreender essa conversa?
a) Não, eles ficam confusos.          
b) Sim, as diferenças não impedem a compreensão.
c) Sim, pois ele fala de acordo com a norma-culta.  
d) Não, pois ele usa uma variante linguística.

3. De acordo com a norma padrão, como deveríamos escrever as palavras e expressões “pru que”, “oce” , “tomá”, “faiz mar”?
a) Por que, vc, toma, faz mal.        
b) Por que, você , tomar, faiz mal
c) Porque, você , toma, faz mal.    
d) Por que, você,  tomar,  faz mal.

4. A tira é engraçada porque Zé lelé fez confusão com os sentidos de uma palavra.
a) Qual é essa palavra?
a) manga.          
b) leite              
c) tomar                
d) beber

5. Que sentidos ela possui?
a) Os sentidos de manga rasgada e manga inteira.    
b) Os sentidos de manga fruta e parte do vestuário.
c) Os sentidos de manga madura e leite.                     
d) Manga com leite e manga fruta

6.  Qual a confusão que Zé Lelé fez?
a) Não pode tomar leite coma manga da camisa.     
b) A manga não pode ser madura com o leite.
c) Segundo a crença popular a fruta acompanhada de leite faz mal.    
d) Manga, leite junto com a camisa faz mal.


Receita Casera Mineira de Môi de repôi nu ái e ói.

Ingredienti:
5 denti di ái
3 cuié di ói
1 cabeça di repói
1 cuié di mastumati


7. A escrita da “Receita Casera Mineira” expressa
a) a forma diferente de escrever um poema.          
b) um falar típico regional de Minas Gerais.
c) a reprodução da fala de uma gaúcha.                 
d) a dificuldade de escrita do autor da receita.

8. No final do texto, a expressão “Bão pra fazê no domingo” está entre os parênteses
a) para diferenciar a fala do mineiro dos habitantes de outros estados.
b) porque deveria fazer parte dos ingredientes.     
c) para acrescentar mais ingredientes à receita.
d) para acrescentar um comentário que não faz parte da receita.


Bilhete ao futuro
Bela ideia essa de Cristóvam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da Educação, de pedir às pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao futuro”. O projeto teve a intenção de recolher, no final dos anos 80, no século passado, uma série de mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os brasileiros expressariam suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado presente do fabuloso futuro.
Oportuníssima e fecunda ideia. Ela nos colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar de vez o século XX e a sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro sempre será um exercício de vida. O que projetar para amanhã? (...)         (Affonso Romano de Sant’na)

9) O acontecimento que originou esse texto está relacionado:
a)   à promoção do reitor da Universidade de Brasília.
b)   à realização do reitor como mestre da Universidade de Brasília.
c)   à liquidação dos problemas do século XX.
d) ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de Brasília aos brasileiros.

O CACHORRO
As crianças sabiam que a presença daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto e Anita, além de seus pais, ainda tinha de dar abrigo a um cãozinho! Os meninos esconderam o animal em um armário próximo ao corredor e ficaram sentados na sala à espera dos acontecimentos. No fim da tarde a mãe chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a expulsá-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos. (Granatic, Branca. Técnicas Básicas de Redação.)

10. No texto, fica claro que haverá um conflito entre as crianças e a mãe, quando as crianças
a) resolvem levar um cachorro para casa, mesmo sabendo que a mãe seria contra. 
b) levam para casa um cachorro vira-lata, e não um cachorro de raça. 
c) decidem esconder o animal dentro de um armário.  
d) não deixam o animal ficar na sala.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário