E. E. PROFª DRª ALTAIR DE
F. F. POLETTINE
ALUNO:
_______________________________________ NO ______ 7°ANO _____
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA
PORTUGUESA – I BIMESTRE - PROFA SILVANA BARONE
1. Nessa tira, Chico Bento
conversa com seu amigo Zé Lelé. Observe que eles se comunicam
fazendo uso de uma variante linguística.
Onde se fala esse tipo
de variante linguística: na zona rural ou nos centros urbanos?
a) na zona rural.
b) na cidade.
c) na praia
d) nas montanhas
b) na cidade.
c) na praia
d) nas montanhas
2. Apesar disso, os brasileiros em geral são
capazes de compreender essa conversa?
a) Não, eles ficam
confusos.
b) Sim, as diferenças não impedem a compreensão.
b) Sim, as diferenças não impedem a compreensão.
c) Sim, pois ele fala de
acordo com a norma-culta.
d) Não, pois ele usa uma variante linguística.
d) Não, pois ele usa uma variante linguística.
3. De acordo com a norma
padrão, como deveríamos escrever as palavras e expressões “pru que”, “oce” ,
“tomá”, “faiz mar”?
a) Por que, vc, toma, faz
mal.
b) Por que, você , tomar, faiz mal
b) Por que, você , tomar, faiz mal
c) Porque, você , toma,
faz mal.
d) Por que, você, tomar, faz mal.
d) Por que, você, tomar, faz mal.
4. A tira é engraçada
porque Zé lelé fez confusão com os sentidos de uma palavra.
a) Qual é essa palavra?
a) manga.
b) leite
c) tomar
d) beber
b) leite
c) tomar
d) beber
5. Que sentidos ela
possui?
a) Os sentidos de manga
rasgada e manga inteira.
b) Os sentidos de manga fruta e parte do vestuário.
b) Os sentidos de manga fruta e parte do vestuário.
c) Os sentidos de manga
madura e leite.
d) Manga com leite e manga fruta
d) Manga com leite e manga fruta
6. Qual a confusão que Zé Lelé fez?
a) Não pode tomar leite
coma manga da camisa.
b) A manga não pode ser madura com o leite.
b) A manga não pode ser madura com o leite.
c) Segundo a crença popular a fruta acompanhada de leite
faz mal.
d) Manga, leite junto com a camisa faz mal.
d) Manga, leite junto com a camisa faz mal.
Receita Casera Mineira de
Môi de repôi nu ái e ói.
Ingredienti:
5 denti di ái
3 cuié di ói
1 cabeça di repói
1 cuié di mastumati
7. A
escrita da “Receita Casera Mineira” expressa
a) a
forma diferente de escrever um poema.
b) um falar típico regional de Minas Gerais.
b) um falar típico regional de Minas Gerais.
c) a
reprodução da fala de uma gaúcha.
d) a dificuldade de escrita do autor da receita.
d) a dificuldade de escrita do autor da receita.
8. No
final do texto, a expressão “Bão pra fazê no domingo” está entre os parênteses
a) para diferenciar a fala do mineiro dos habitantes de outros estados.
a) para diferenciar a fala do mineiro dos habitantes de outros estados.
b) porque
deveria fazer parte dos ingredientes.
c) para acrescentar mais ingredientes à receita.
c) para acrescentar mais ingredientes à receita.
d) para acrescentar
um comentário que não faz parte da receita.
Bilhete ao futuro
Bela ideia essa de
Cristóvam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília e ex-ministro da
Educação, de pedir às pessoas do nosso país que escrevessem um “bilhete ao
futuro”. O projeto teve a intenção de recolher, no final dos anos 80, no século
passado, uma série de mensagens que seriam abertas em 2089, nas quais os
brasileiros expressariam suas esperanças e perplexidades diante do tumultuado
presente do fabuloso futuro.
Oportuníssima e fecunda
ideia. Ela nos colocou de frente ao século XXI, nos incitou a liquidar de vez o
século XX e a sair da hipocondria político-social. Pensar o futuro sempre será
um exercício de vida. O que projetar para amanhã? (...) (Affonso Romano de Sant’na)
9) O acontecimento que
originou esse texto está relacionado:
a) à promoção do reitor da Universidade de
Brasília.
b) à realização do reitor como mestre da
Universidade de Brasília.
c) à liquidação dos problemas do século XX.
d) ao pedido feito pelo ex-reitor da Universidade de
Brasília aos brasileiros.
O CACHORRO
As crianças sabiam que a
presença daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais
rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão
pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto e Anita, além de seus pais, ainda tinha
de dar abrigo a um cãozinho! Os meninos esconderam o animal em um armário
próximo ao corredor e ficaram sentados na sala à espera dos acontecimentos. No
fim da tarde a mãe chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a
expulsá-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos. (Granatic, Branca. Técnicas Básicas de Redação.)
10. No texto, fica claro
que haverá um conflito entre as crianças e a mãe, quando as crianças
a) resolvem levar um cachorro para casa, mesmo sabendo
que a mãe seria contra.
b) levam para casa um cachorro vira-lata, e não um cachorro de raça.
c) decidem esconder o animal dentro de um armário.
d) não deixam o animal ficar na sala.
b) levam para casa um cachorro vira-lata, e não um cachorro de raça.
c) decidem esconder o animal dentro de um armário.
d) não deixam o animal ficar na sala.
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